ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O NATAL

 

 

christmas-pictures-for-kids-11

A data do Natal – 25 de dezembro – só foi fixada no ano 350 da nossa era.

Hoje se sabe que o nascimento de Jesus deve ter ocorrido entre os meses de março e abril. Nos primeiros séculos da era cristã, o Natal chegou a ser comemorado em 6 de janeiro, 2 de fevereiro, 25 de março, 19 de abril, 20 de maio e 17 de novembro.

A primeira pessoa que se tenha notícia que fez uma árvore de Natal semelhante às de hoje foi Martinho Lutero, que viveu de 1483 a 1546. Quando garoto na Alemanha, ele gostava muito da celebração de Natal. Quando já era casado e tinha família, numa noite de Natal, ficou profundamente impressionado com a beleza da noite estrelada do inverno. Em casa, tentou explicar à mulher e aos filhos a gloriosa cena que vira, mas as palavras não puderam expressar seu sentimento. Então, cortou um pinheiro e o iluminou com velas para representar o céu estrelado na noite em que Cristo nasceu.

O envio de cartões começou na Inglaterra, na década de1840, e se espalhou pelo mundo nos últimos cem anos. De acordo com uma perquisa feita pelo jornal The Londo Time, em 1884, o primeiro cartão de Natal foi desenhado por John Calcott Horsley, a pedido do príncipe Alberto, que desejava enviá-los aos amigos.

As músicas natalinas vêm desde que os anjos anunciaram o nascimento de Jesus. A partir do ano 129, as igrejas passaram a cantar o “Glória inExcelsis Deo”. Martinho Lutero e J. S. Bach compuseram diversas músicas natalinas que até hoje são cantadas.

Leia também