E DEPOIS?

image

Um pequeno barco de peixes aporta numa vilazinha da costa mexicana. Um turista cumprimenta o pescador mexicano pela qualidade do pescado e pergunta:

– Quanto tempo você levou para pescar esta quantidade de peixes?

– Aproximadamente uma hora – respondeu o pescador.

– Bem, então por que você não ficou mais tempo no mar? Teria pescado muito mais peixes! – indagou o turista.

– Esta quantidade é suficiente para atender às minhas necessidades e de minha família.

– Mas o que você faz com o resto do seu tempo? – volta a perguntar o turista.

– Eu durmo um pouco mais, brinco com meus filhos e depois levo-os para a escola, converso com minha esposa, busco meus filhos na escola, me junto com os amigos, tocamos violão, cantamos umas músicas, depois volto para …

O turista interrompe o pescador, e diz:

– Eu tenho um MBA em Negócios e Inovação, e posso te ajudar. Passe mais tempo pescando todos os dias. Aí você pode vender todo o peixe extra que conseguir pescar. Com o dinheiro extra, você compra um barco maior. Com a receita extra que o barco maior vai lhe trazer, você pode comprar um segundo e um terceiro barco, e assim por diante até possuir uma frota de pesqueiros. Ao invés de vender seu peixe para um atravessador, negocie diretamente com as fábricas de beneficiamento ou quem sabe pode até abrir sua própria indústria de beneficiamento. Aí você pode deixar esta vila e ir morar na Cidade do México, Los Angeles ou até mesmo em Nova Iorque! De lá você toca seu imenso empreendimento!

– Quanto tempo isso iria levar? – perguntou o pescador.

– Uns vinte, quem sabe vinte e cinco anos – responde o turista.

– E depois?

– Depois? Aí é que começa a ficar bom – comenta o turista – quando seu negócio começar a crescer de verdade, você abre o capital na bolsa de valores e fica milionário!!!

– Milionário? Sério? E depois?

– Depois, você se aposenta e vai morar numa vilazinha da costa mexicana, dorme até tarde, pega uns peixinhos, curti a vida ao lado de sua esposa, brinca com seus filhos e passa as noites se divertindo com os amigos…

(Autor Desconhecido)

Leia também