MANSO E SUAVE JESUS ESTÁ CHAMANDO

 

1375119370_allday0118

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

Você conhece o hino “Manso e Suave” ((Softly and Tenderly Jesus is Calling), tão tradicional nas igrejas evangélicas? Seu compositor foi Will Lamartine Thompson (1847-1909).

thompson_wl

Thompson nasceu em East Liverpool, leste do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, em 7 de novembro de 1847. Era filho de um casal presbiteriano. Seu pai, Josias Thompson, era um comerciante próspero que serviu várias legislaturas estaduais. Sua família gostava muito de música, mas somente ele a estudou seriamente. Os seus primeiros cânticos foram publicados quando tinha apenas 16 anos de idade, porém sua fama só apareceu em 1875. Frequentou a escola de Música de Boston, onde estudou piano, órgão e harmonia. Apesar das dificuldades financeiras por que passavam os compositores de música popular daquela época, Thompson, possuindo um bom senso de negociante, se enriqueceu e se tornou conhecido como “o compositor milionário”.

Em 1875 tentou publicar algumas de suas composições. Pretendia receber 100 dólares pela publicação de 4 composições seculares, porém ofereceram-lhe apenas 25. Indignado, resolveu publicá-las por conta própria e foi grande a sua surpresa ao verificar que todas elas alcançaram grande sucesso, e a canção “Gathering up the shells by the seashore” se tornou a música mais popular daquela época. O sucesso alcançado com a publicação de músicas foi tão promissor que Thompson fundou uma Casa de Músicas na qual, mais tarde, passou a vender não somente coleções de músicas populares, clássicas e sacras, como, também, pianos, órgãos e outros instrumentos musicais. Suas publicações foram usadas em diversas partes do mundo. Mas não era feliz.

O sucesso só veio quando Thompson retornou sua relação com Cristo. Passou então a se dedicar à música sacra. Determinou-se a testemunhar de Jesus por meio da música. Transportava seu piano na carroça tração animal para o campo, onde em meio à natureza compunha e cantava.

Em 1899, Thompson visitou o evangelista Dwight Moody, que estava muito debilitado. O renomado pregador Dwight L. Moody estava moribundo em seu leito, na sua casa em North­field, Mass­a­chu­setts.

Will L. Thomp­son fez uma visita a fim de saber de seu estado de saúde. O médico de Moody, presente naquela hora não permitiu que Thompson entrasse no quarto de Moody, este porém, ouviu a voz de Thompson do lado de fora. Reconhecendo a sua voz, ele o chamou para entrar.

A pedido de Moody, Thompson cantou de sua autoria “Manso e Suave”. O velho e moribundo pregador sentiu-se tão reconfortado. Tomando-o pela mão, o agonizante evangelista lhe disse: “Will, preferia ter escrito o seu hino ‘Manso e Suave’, mais do que qualquer outra coisa que tenha feito em toda a minha vida”.

Nascido em 7 de novembro de 1847, East Li­ver­pool, Ohio, faleceu em: 20 de setembro de 1909, em Nova Iorque.

Tanto como compositor quanto como músico, ele sempre se lembrava de palavras ou melodias que vinham a ele em situações singulares: “Não importa onde eu esteja, em uma casa ou hotel, nos negócios ou viajando, se uma ideia ou tema vem a mim eu julgo valioso e anoto isso em verso. Desta maneira eu nunca o perco.”

Thompson foi levado doente para uma excursão a Europa e sua família procurou encurtar sua viajem para retornarem para casa, porém, ele morreu algumas semanas depois.

Além de “Manso e Suave” Thompson legou à hinologia cristã ainda “Cristo é Tudo para Mim”, “Dá-me Tua Paz”, ‘Vem o Grande Dia” e outros.

O hino ou cântico sacro é o evangelho em notas musicais.

 

MANSO E SUAVE

(Softly and Tenderly Jesus is Calling)

Letra e música: Will L. Thomp­son (1880)

Manso e suave Jesus ‘stá chamando;
Chama por ti e por mim.
Eis que Ele à porta espera velando;
Vela por ti e por mim.

CORO:
Vem já! Vem já!
Alma cansada, vem já!
Manso e suave Jesus ‘stá chamando;
Chama: “Õ, vem, pecador!”

Pois que esperamos?
Jesus convidando,
Convida a ti, sim, e a mim.
Oh, não desprezes mercê que está dando,
Sim, dando a ti, dando a mim.

Correm os dias, as horas se passam,
Passam por ti e por mim.
Transes de morte por fim nos esperam,
‘Speram por ti e por mim.

Oh! grande amor que Jesus nos tem dado!
Tem dado a ti, dado a mim.
Veio salvar-nos do tão vil pecado;
Veio por ti e por mim.

Leia também