O QUE FAZ DEUS SORRIR?

 

 

JS

“Que o Senhor sorria para ti…”Números 6.25; nlt

“Sorria para mim, seu servo; ensina-me a forma correta de viver.”Salmos 119.135; Msg

Na época de Noé, todo o mundo estava moralmente arruinado. Todos viviam para o próprio prazer, e não para o de Deus. Deus não conseguiu achar ninguém sobre a terra interessado em agradá-lo; então lamentou e se arrependeu de ter feito o homem. Deus ficou tão indignado com a raça humana que pensou em destruí-la. Mas houve um homem que fez Deus sorrir. A Bíblia diz: Mas Noé dava alegria ao Senhor. Gênesis 6.8

Porque Noé agradou a Deus, você e eu estamos vivos hoje. Observando a vida dele, aprendemos cinco atos de adoração que fazem Deus sorrir.

Deus sorri quando o amamos acima de qualquer coisa. Noé amava a Deus mais que qualquer coisa no mundo, mesmo quando ninguém mais amava! A Bíblia diz que, durante toda a sua vida, Noé seguia a Deus ininterruptamente e desfrutava de um íntimo relacio­namento com ele. Gênesis 6.9b

Eis o que Deus mais quer de você: um relacionamento! Ele diz: Não quero sacrifícios — quero o seu amor. Não me interesso por suas ofertas; o que Eu quero é que vocês me conheçam. Oséias 6.6

Deus sorri quando confiamos nele completamente. A segunda razão pela qual Noé agradou a Deus foi o fato de ele ter confiado em Deus, mesmo quando isso não fazia sentido. A Bíblia diz: Pela fé, Noé construiu uma embarcação em terra seca. Ele foi alertado a res­peito de algo que não podia ver e agiu com base no que lhe fora dito. Por conseguinte, Noé se tornou amigo íntimo de Deus. Hebreus 11.7

Confiar em Deus completamente significa crer que ele sabe o que é melhor para sua vida.

Em quais áreas de sua vida você precisa confiar em Deus comple­tamente? Confiar é um ato de adoração. Assim como os pais se agra­dam dos filhos que confiam em seu amor e sabedoria, sua fé deixa Deus feliz. A Bíblia diz: Sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11.6

Deus sorri quando lhe obedecemos incondicionalmente. Sal­var a população animal do mundo inteiro de uma inundação exigiu enorme cuidado com a logística e com os detalhes. Tudo tinha de ser feito exatamente segundo as orientações de Deus. Deus não disse: “Construa qualquer barco velho que lhe agradar, Noé”. Ele deu ins­truções detalhadas quanto ao tamanho, forma e materiais utiliza­dos na arca, bem como a respeito da quantidade dos diferentes animais a ser trazidos a bordo. A Bíblia nos conta sobre a reação de Noé: Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado. Gênesis 6.22

A obediência é incondicional, com entusias­mo. A Bíblia diz: Obedeçam a Ele de coração alegre.11 Esta foi a atitude de Davi: Ensina-me, Senhor, a cumprir as tuas ordens escritas! Então eu te obedecerei até o fim da vida. Salmos 119.33

Qualquer ato de obediência é também um ato de adoração. Por que a obediência agrada tanto a Deus? Porque ela prova que você realmente o ama. Jesus disse: Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. João 14.15

Deus sorri quando o louvamos e damos graças continuamen­te. A vida de Noé agradou a Deus porque ele viveu com um coração cheio de louvor e ação de graças. A primeira atitude de Noé após ter sobrevivido ao Dilúvio foi expressar sua gratidão a Deus oferecen­do-lhe um sacrifício. A Bíblia diz: Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofere­ceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar. Gênesis 8.20

Algo maravilhoso acontece quando oferecemos louvores e ação de graças a Deus: quando trazemos gozo ao coração de Deus, o nos­so próprio coração se enche de alegria!

Deus sorri quando usamos nossas habilidades. Após o Dilú­vio, Deus deu a Noé estas simples orientações: Sejam férteis, multi­pliquem-se e encham a terra. […] Tudo o que vive e se move servirá de alimento para vocês. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas. Gênesis 9.1,3

Você deve ter a sensação de que o único momento em que Deus se agrada de você é quando você está envolvido em atividades “espiritu­ais” — tais como ler a Bíblia, assistindo aos cultos na igreja, orando ou divulgan­do sua fé. E você deve pensar que Deus é indiferente às outras áreas de sua vida. Na verdade, Deus gosta de atentar para cada detalhe de sua vida, esteja você tra­balhando, brincando, descansando ou comendo. Ele não perde um úni­co movimento que você faça. A Bíblia diz: Os passos dos justos são dirigidos pelo Senhor. Ele se agrada de cada detalhe da vida deles. Salmos 37.23

Deus procura pessoas como Noé no século XXI, pessoas dispostas a viver para o prazer de Deus. A Bíblia diz: Lá do céu o Senhor olha para a humanidade, procurando alguém que compreenda seus pla­nos, procurando alguém que deseje comunhão com Ele.Salmos 14.2

Você tomará providências para que o ato de ser agradável a Deus se torne o objetivo de sua vida? Não há nada que Deus não faça pela pessoa totalmente concentrada neste objetivo.

 

(Condessado de: Rick Warren, Uma Vida com Propósitos)

Leia também