RECEITA DA ARROGÂNCIA

 

 

arrogc

Junte uma porção de vaidade
com um pacote de orgulho
.
Ferva com ganância
e aspirações de poder
.
Adicione oportunidade
e uma platéia
.
Tempere com egocentrismo
e com indiferença
.
Deixe resfriar nos ares da superioridade
e decore com estupidez
.
Está pronta a arrogância!

(Sergio Fajardo)

 

EXEMPLOS BÍBLICOS DE ARROGÂNCIA

· Lúcifer. Ele era um querubim ungido, perfeito em seus caminhos e coberto de pedras preciosas (Ez 28.13-15). Mas, elevou-se o seu seu coração por causa de sua formosura (Ez 28.17) e ele desejou ser semelhante ao Altíssimo (Is 14.12-14). Como consequência, ele foi lançado fora do Monte Santo e da presença de Deus (Ez 28.16). Ele era a estrela da manhã (Is 14.12), mas tornou-se o príncipe das trevas (Mt 12.24). Por isso, alguns teólogos costumam afirmar que o orgulho é o “pecado dos pecados”, pois foi ele que transformou um anjo no Diabo (Is 14.12-15).

– Hamã foi um exemplo clássico de quem elevou o seu coração e, na sua elevação, acabou construindo a sua própria forca (Et.5:9-14;7:9,10). Tomemos cuidado, amados irmãos!

· Senaqueribe. O exército assírio, depois de conquistar o Reino do Norte, subiu contra as cidades fortes de Judá (II Rs 17.6; 18.13). Senaqueribe, o rei assírio, escreveu cartas ao rei Ezequias e enviou também a Rabsaqué, seu principal oficial, a Jerusalém para persuadir os homens de Judá a desistirem de lutar (II Rs 18.17-36; II Cr 32.9-19; Is 36.2-22). Mas, Deus enviou um anjo que matou 185 mil soldados assírios, e depois, ele foi morto pelos seus próprios filhos (II Rs 18.35-37; II Cr 32.21-23; Is 37.36-38).

– Nabucodonosor. Nos dias de Daniel, Nabucodonosor era o rei do maior império da época. Certa ocasião, quando ele passeava no palácio real de Babilônia, disse: “Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?” (Dn 4.30). Deus, então, o sentenciou e ele foi tirado dentre os homens, passou a comer erva como os bois, o seu corpo recebeu orvalho do céu, cresceu pêlos sobre si e suas unhas cresceram como as das aves (Dn 4.33). Quando ele reconheceu que o poder e a soberania pertence única e exclusivamente a Deus, foi restabelecido o seu reino e sua glória foi acrescentada (Dn 4.35,36,37).foi o rei quem mesmo disse Deus humilha os que andam na soberba (V 37).OU SEJA POR EXPERIENCIA PROPRIA AFINAL ELE RECONHECEU ISSO  QUANDO  COMEU CAPIM POR UM PERIODO DE TEMPO TEMPO ESSE SUFICIENTE PRA SABER QUEM E DEUS.

EXEMPLOS BÍBLICOS DE HUMILDADE

· Abraão. Quando houve a contenda entre os pastores de gado de Abraão e Ló, o patriarca disse a seu sobrinho: “Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores… Aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda” (Gn 13.7-9). Mesmo sendo o detentor das promessas de Deus e sendo mais velho e superior ao seu sobrinho Ló, ele permitiu que este escolhesse o seu caminho. Além disso, quando intercedeu ao Senhor por seu sobrinho Ló, ele disse que era pó e cinza (Gn 18.27).

· Daniel. Apesar de ser honrado por diversos reis em Babilônia (Dn 2.48,49; 5.29; 6.28), ele nunca se envaideceu, nem se considerou superior aos demais cativos e jamais se esqueceu de suas origens (Dn 6.10). Quando fez a oração de confissão e intercessão (Dn 9.1-22), ele confessou os pecados da nação, como se fossem dele: “Pecamos, e cometemos iniquidade, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos e não demos ouvidos aos teus servos, os profetas…” (Dn 9.4-6).

· Jesus. Apesar de ser o próprio Deus, ele abriu mão de suas prerrogativas divinas para tornar-se um homem simples e humilde, limitado pelo tempo e espaço (Fp 2.5-11). Além disso, ele veio ao mundo, não para ser servido, mas, para servir (Mc 10.45) e lavou os pés dos discípulos (Jo 13.1-12). Mas, sua humildade chega ao seu ponto mais alto, quando ele sofreu as mais terríveis afrontas por parte dos escribas e fariseus, bem como dos soldados romanos, sem reagir (Mt 26.66-68; 27.28-35) e morreu como uma ovelha muda (Is 53.7). Por isso, ele pôde dizer: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11.29).

“Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe”. (Leonardo da Vinci)

MINHA PRECE

Livrai-me, Senhor, de toda hipocrisia!
Da fé de aparências, das palavras vazias de testemunho,
das atitudes que só buscam a atenção dos outros!
Livrai-me da autossuficiência espiritual e da arrogância.
Enchei o meu coração de uma fé nova, genuína, enraizada no mais íntimo de mim
e visível também nas minhas palavras e obras.
Dai-me um espírito humilde,
que reconhece a sua pequenez e deseja crescer.
Dai-me uma fé generosa, Senhor,
e a sabedoria para compartilhá-la.
Assim seja!

Leia também