A PARÁBOLA DO SEMEADOR DESCUIDADO

 

 

semeador

Um agricultor possuindo sacos variados de sementes, resolveu um dia plantar um grande terreno nunca utilizado, com uma lavoura de morangos.
Passou o trator, limpou o terreno, apanhou um saco enorme de sementes e foi deitando-as na terra mecanicamente.

Ao final de uma tarde desceu do trator exausto, e olhando a grande extensão plantada, pensou, agora é só esperar que a natureza faça o resto. E foi descansar.

Três semanas depois o homem resolveu dar uma olhada em sua nova lavoura para ver o crescimento das plantas.
Caminhando por entre as pequenas mudas que já tinham mais de um palmo de tamanho, examinava-as cuidadosamente, até de que repente parou estarrecido, pôs as mãos na cabeça e gritou: NÃO !!!!!!!!!

Correu ao celeiro pegou o saco das sementes que plantara e confirmou sua incredulidade: ele plantara equivocadamente, tomates ao invés de morangos.
Indignado voltou correndo à sua lavoura e esbravejando e pisoteando as tenras plantinhas gritava, droga, droga, detesto tomates, eu queria morangos….e chutava a terra, pisoteava, pulava numa fúria insana até cair sobre solo exausto e embarrado.

Vendo aquilo sua mulher foi ao seu encontro e ele chorando enraivecido repetia detestar aquela lavoura e querer vê-la destruída.
Sua esposa, pessoa simples mas sabia, consolou-o mas lhe disse: “meu marido, a natureza não fez nada errado, se você plantou tomates, como queria colher morangos…?

É assim a vida, sempre colhemos o que nós plantamos. E nisso não há castigo. Apenas uma lei, lógica e imutável. Se você planta tomates vai colher tomates!

Portanto, quando você for plantar sua “lavoura” cuide bem na escolha das “sementes”….. para não ter surpresas desagradáveis ou tristes.

“Se você plantar honestidade, você colherá a confiança;
Se você plantar bondade , você colherá amigos;
Se você plantar humildade, você colherá grandeza;
Se você plantar perseverança, você colherá o contentamento;
Se você plantar consideração, você colherá perspectiva;
Se você plantar trabalho duro, você colherá sucesso;
Se você plantar o perdão, você vai colher a reconciliação.”

(Vanessa Pimentel)

Leia também